Estágios
Formação na Réseau Art Nouveau Network
Visando cumprir os requisitos e responsabilidade de propor os melhores cuidados de manutenção do património edificado Arte Nova, a
Escola de Avinhão, parceiro técnico da rede, previa desenvolver uma avaliação periódica, controlo e plano de manutenção, bem como formar os responsáveis pela aplicação do plano de manutenção e avaliação. O projeto consistia em preencher de forma muito detalhada, fichas com listas de parâmetros a serem verificados e as patologias associadas: (1) soluções técnicas e recomendações, (2) a extensão de uma intervenção (manutenção ou reparação relacionada com a prática de um técnico local, de um restaurador ou artista...), e (3) o calendário da ação. Este plano permite, por exemplo, medir a evolução de uma racha ou a erosão provocada pelo tempo e avaliar a gravidade do dano, mas também pode auxiliar um município a preparar um orçamento e uma planificação apropriados ao restauro e manutenção de edifícios emblemáticos.

Tendo em consideração o grupo heterogéneo de parceiros reunidos, foram organizadas três sessões de formação e treino sucessivas em Barcelona (Catalunha), Bruxelas (Bélgica) e Ljubljana (Eslovénia), destinadas a confrontar os parceiros com os exercícios de pré-diagnóstico (Casa Amatller, em Barcelona, e Casa/atelier Saint-Cyr, em Bruxelas) e com um conjunto completo de técnicas e práticas. A terceira sessão de treino focou o trabalho prático com reboco de cal e processos de caiar, nomeadamente com a realização de um friso Arte Nova com a técnica sgraffito. Cada sessão de treino também deu aos participantes a oportunidade de descobrir o património Arte Nova da cidade e de visitar os edifícios mais representativos através do olhar dos técnicos de manutenção e reabilitação, conhecer especialistas locais em técnicas tradicionais, testemunhar e discutir as experiências e práticas locais de manutenção e reabilitação.

Uma definição
Manutenção é o conjunto de medidas mais indicadas para preservar e restaurar a boa condição de uma estrutura (ou de uma condição inicial). Geralmente, as medidas são destinadas a manter um valor existente. A manutenção pode ser planeada (preventiva) ou consistir em medidas corretivas (serviço e revisão). A revisão pode ser levada a cabo ininterruptamente, periodicamente ou seletivamente, somente para reparações limitadas.

Alguns princípios gerais

  • O conjunto de edifícios Arte Nova é incrivelmente variado e variável, com uma profusão decorativa, técnica e frequentemente com elementos únicos. Em vez de se definir uma ficha genérica muito extensa a aplicar a todos os edifícios do período, é preferível utilizar um método de composição e definir uma ficha particular para cada edifício. Existindo tantas fichas como edifícios, ganha-se precisão, consideração e eficácia.
  • A Arte Nova corresponde claramente a uma moldura temporal circunscrita e a um estilo estimado cujos elementos originais se procuram preservar tanto quanto possível. Geralmente é privilegiada a manutenção, reabilitação e mesmo reparação, em detrimento da substituição.
  • Antes de qualquer reparação ou restauro, o primeiro passo é identificar e definir as causas, a origem da deterioração.
  • A evolução deve existir e ser aceite: em detalhe, respeitando a autenticidade, num esforço para melhorar a utilização, solidez e conforto sem descurar a estética e o espírito original da estrutura.

Introductory documents:  
Diagnosis and maintainance
General comments

Training in Barcelona: 12 to 16 November 2002
Programme
Maintainance plan
Exercise at Casa Amatller, by Josep Puig i Cadafalch, 1900

Training in Bruxelles-Brussel: 29 September to 3 October 2003
Programme
Maintainance plan
Exercise at Maison Saint-Cyr, by Gustave Strauven, 1900-1903
Monumentwatch- Checklist File

Training in Ljubljana: 13 to 18 September 2004
Programme
Diagnosis and maintainance
Limewash- Syllabus
Lime glossary

With the support of the Culture Programme of the European Union

Responsible publisher: Arlette Verkruyssen, General Director,
Brussels Regional Public Service - Bruxelles Développement urbain (Brussels Urban Development),
CCN - Rue du Progrès 80, B. 1, 1035 Brussels - Belgium