Multimedia Presentation (MMP)

The core action of the Réseau Art Nouveau Network is a multimedia presentation entitled “Art Nouveau & Society”. Designed to be a permanent tool for our partners, it shows the cultural and social history of Art Nouveau and the times in which it developed. In a departure from the Network’s earlier exhibition (Art Nouveau in Progress), this contextual production emphasizes the wider relevance of the pan-European phenomenon that was Art Nouveau, thereby linking the past with the future. Multimedia as a method of communication offers many advantages, especially in handling all the languages of the Network. The design allows it to be placed outside traditional environments (galleries and museums) to maximise the visibility. The presentation was launched on May 16th, 2008 in Bad Nauheim at the occasion of our VIth Historical Lab “Art Nouveau: Healthy in Body and Mind” and in the other cities of the network according to the following dates:

Ålesund: from May to December 2008 at the Jugendstilsenteret
Aveiro: permanent screening at the new Art Nouveau museum
Bad Nauheim: 14 September 2008 in the Sprudelhof, Spa House 6 - See poster
Barcelona: from 22 October 2008 at the
Hotel Casa Fuster ; from 22 to 24 May 2009 at the Fiera del Modernisme ; permanent screening at the Santa Creu i Sant Pau Hospital
Bruxelles-Brussel: 15 October to 22 February 2009 at the
Musée du Cinquantenaire and on 26th April at the trade fair "Patrimoine en Fête" - See poster See invitation
Glasgow: from 11 October 2008 on the third floor of the
Lighthouse
Helsinki: permanent screening at the
City Museum of Helsinki
La Habana: from 7 to 14 November 2008 in the framework of the Belgian week
Ljubljana: from 4 November at the
National Gallery
Łódź: in September 2008 at the Textile Museum
Nancy: from 22 October 2008 at the
Musée de l'Ecole de Nancy
Provincia di Varese: launch on 25 October 2008 at the Cinema Nuovo - Viale dei Mille (Varese) and on 23th and 24th April in Salsomaggiore -
See poster
See invitation

See the teaser:

  
  

Conteúdo
Arte Nova & Sociedade é uma apresentação multimédia de 15 minutos sobre o movimento artístico na transição para o século XX e a sua relação com as pessoas do período. A Arte Nova constituía-se como um fenómeno pan-europeu, com diferentes expressões. Um dos objetivos do movimento era expressar a vida e cultura contemporânea. Tratava-se de um período de paz e  crescimento económico e a sociedade encontra-se em rápida mudança através da industrialização e urbanização. Novas tecnologias alteraram a vida quotidiana das pessoas e os tempos de lazer tornaram-se num novo conceito. A luta entre os ricos e os pobres, identidades nacionais e internacionalização também se tratavam de assuntos chave do período. A história da Arte Nova e a sua relação com a sociedade é contada através de exemplos de toda a Europa, incluindo 16 dos parceiros da Réseau Art Nouveau Network: Alesund, Bad Nauheim, Barcelona, Bruxelas, Glasgow, Havana, Helsínquia, La Chaux-de-Fonds, Lódz, Ljubljana, Nancy, Província de Varese, Região da Lombardia, Reus, Riga e Terrassa.

Conceito
A apresentação “Arte Nova e Sociedade” destina-se ao público em geral, dando a oportunidade de vivenciar o movimento Arte Nova e a sociedade cem anos atrás. A apresentação foi traduzida para 11 línguas para facilitar a comunicação com o público. A história é contada no presente para criar envolvimento e possui um espírito contemporâneo, com o recurso a audiovisuais enquanto veículo para disseminar a consciência da existência de um património cultural europeu comum. A apresentação é tão rica que é impossível capturar visualmente todos os elementos no primeiro visionamento. Pode, por conseguinte, ser colocada em repetição permitindo a audiência repetir a experiência de visionamento e atentar a diferentes pormenores enquanto considerarem satisfatório. A ambição da produção é visar estimular o processo de descoberta e a conexão intelectual e emocional do visitante com o património Arte Nova, sendo o objeto despertar a curiosidade sem afogar o visitante em informação.

Design
A apresentação multimédia foi criada numa plataforma digital permitindo diferentes tecnologias de visionamento. Produzida num formato DVD, pode ser exibida em diversos locais públicos, de uma escola a um centro comercial, sendo a forma mais complexa uma projeção que requer três ecrãs e uma sala específica num museu ou casa histórica.

Como a produção é digital, a apresentação pode ser exibida em várias diferentes cidades em simultâneo e de acordo com as agendas locais. A produção encontra-se disponível em 11 línguas (inglês, francês, alemão, castelhano, catalão, italiano, holandês, norueguês, finlandês, polaco e esloveno).

Produção
A apresentação “Arte Nova e Sociedade” é um resultado da colaboração entre o curador David Aasen Sandved, a companhia de produção Instamatic, especialmente Jack van Domburg e Kai Fridstrom, e 16 dos parceiros da Réseau Art Nouveau Network: Alesund, Bad Nauheim, Barcelona, Bruxelas, Glasgow, Havana, Helsínquia, La Chaux-de-Fonds, Lódz, Ljubljana, Nancy, Província de Varese, Região de Lombardia, Reus, Riga e Terrassa. A produção iniciou-se em outubro de 2005 e a apresentação foi lançada em maio de 2008, em várias cidades europeias (ver agenda em cima).

A produção foi possível com o apoio do programa Cultura 2000 da Comissão Europeia.

Ver créditos finais

With the support of the Culture Programme of the European Union

Responsible publisher: Bety Waknine, General Director,
Bruxelles Urbanisme & Patrimoine,
CCN - Rue du Progrès 80, B. 1, 1035 Brussels - Belgium